COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO PROJETO GURI – POLO OURO VERDE

A Prefeitura Municipal de Ouro Verde promoveu na noite de quarta-feira, 9, no Centro Comunitário de Ouro Verde, a comemoração dos 20 anos de criação do Projeto Guri  Polo em Ouro Verde. A noite foi um sucesso com a participação de um público de mais de 570 pessoas, que prestigiaram apresentações musicais e a exposição da escola de Lutheria do   Polo Ouro Verde com o curso intensivo de Violino e Violão onde o aluno tem o prazer de aprender a construir seu próprio instrumento.

Em 1995, Ouro Verde foi sede da apresentação da banda infanto-juvenil regional, com a presença do então Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcos Mendonça. Inspirado no que viu nas apresentações, o secretário criou o Projeto Guri que se tornou o maior programa sociocultural brasileiro, atualmente presente em mais de 400 polos de ensino de todo o estado.

O Evento contou com presença do Prefeito, José Valentim Ferrari, do Vice, Nilson da Silva, Vereadores, autoridades locais e regionais, familiares e ainda do diretor do desenvolvimento social do Projeto Guri, Francisco César Rodrigues; da gerente regional de Presidente Prudente, Fabiana Sanches Peres e da diretora executiva da sede do programa em São Paulo, Alessandra da Costa.

O Projeto Guri é uma organização social que tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Com essa proximidade com a música o projeto faz com que as crianças e adolescentes se afastem cada vez mais das ruas e do ócio durante a parte do dia, impedindo que fiquem disponíveis para a prática da criminalidade. Aprender a tocar um instrumento estimula a superação de desafios para os participantes do projeto, a prática impulsiona pressões criativas que unem o corpo e a mente, promovendo o relacionamento social, por meio de atividades em grupo e na comunidade.

A coordenadora do Guri na cidade, Maria Lúcia, agradeceu a todos os presentes, prestigiando este momento tão importante para os mais de 170 Guris alunos de percussão, coral, metais, madeiras, cameratas de cordas e violões, que realizaram belíssimas apresentações encantando a todos.

O Prefeito José Valentim Ferrari agradeceu a todos e enfatizou que é uma grande satisfação para a cidade, pois sempre vai apoiar e incentivar o Projeto Guri através do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.