Campanha Coleta Seletiva de Lixo em Ouro Verde-SP.

O nosso Departamento de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretária de Saúde, realizou a campanha de sensibilização da importância de reciclar e separar o lixo corretamente.

Os nossos agentes comunitários de saúde ficaram encarregados pela entrega dos folhetos informativos.

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.

DIFERENÇA ENTRE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM.

Muitas pessoas confundem uma com a outra. A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou encaminhados para a reciclagem. A reciclagem recupera matérias-primas, evitando que, para a produção de novos produtos, sejam tiradas da natureza.

Tempo de decomposição para alguns materiais.

Existem alguns materiais que não podem ser reciclados e os mais conhecidos são:

  • Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
  • Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
  • Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
  • Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
Padronização de cores para coletas seletivas.

Faça sua parte separando corretamente o lixo e respeitando os dias de coleta.

 

Nota: Assessoria de Comunicação